Ir ao mercado: O desafio de escolher

Nutrição, 11/10/2018

É normal irmos ao supermercado e encontrar alguém lendo o rótulo dos alimentos ou ao menos tentando entender o que aquelas letras minúsculas com nomes incomuns tentam nos falar. Há cada vez mais pessoas escolhendo mais frutas e verduras, procurando alimentos mais naturais ao invés dos industrializado. Esse cuidado crescente com quais alimentos levar para casa e oferecer a família, a procedência deles e também mais exigentes quanto a sua qualidade.

Mas você já parou pra pensar em quantas vezes chegou na frente daquelas gôndolas e pensou: “Qual dessas eu devo levar pra casa?”. Pois é, nós sabemos que a cada dia surgem novas opções no mercado e com elas um mar de informações que é difícil diferenciar e escolher a melhor opção. Além de marcas, como escolher as melhores opções dentre as frutas e verduras? São muitas dúvidas na hora de começar a ter uma alimentação equilibrada.

A iniciativa em começar a se alimentar da melhor forma já é uma decisão difícil, o que devo comer? Devo cortar carboidrato? Mas e a lactose? E o glúten? Será que a dieta da revista funciona? E se eu procurar um nutricionista? Mas seguir dieta é tão difícil, como vou conseguir? São tantas informações que eu vejo no programa de TV, ou nas minhas redes sociais, qual seguir, qual está correta?

Tudo isso demanda tempo e uma decisão que pode interferir em todos os aspectos do seu dia a dia. A escolha dos alimentos não é tarefa fácil, pois mesmo que você encontre morangos durante todo o ano no supermercado, sabemos que a sua safra é de entre os meses de junho a agosto, durante o inverno. Sabendo disso, vamos notar que os morangos fora de época não serão tão saudáveis e baratos, pois a produção está baixa e será preciso mais agrotóxicos para o desenvolvimento do fruto fora da sua época de produção. Com base nesse raciocínio podemos fazer a feira com os melhores produtos, com maior qualidade nutricional e com o preço mais em conta.

Com relação aos industrializados, ou minimamente processados, aqueles alimentos que passam por processos de lavagem, corte, descascamento, embalagem, mas que ainda apresentam características semelhantes aos alimentos in natura, esses devem compor seu carrinho de mercado também e em maior quantidade que os ultraprocessados (embutidos, salgadinhos, sucos em pó, etc). Nessa categoria o consumidor deve prestar atenção no rótulo do produto.

Quase tão importante quanto a informação nutricional, aquela que mostra as calorias, é a lista de ingredientes.

É a lista de ingredientes que vai dar um norte ao consumidor sobre o que realmente tem naquele produto. A indústria alimentar tem diversas legislações que permitem utilizar o sal ou açúcar por exemplo com nomes diferentes:

Pensando nisso a Nutrição Avançada desenvolveu o programa chamado Personal Market, que leva o nutricionista com você até o supermercado. Ele vai te mostrar como escolher melhor esses alimentos, vai te mostrar como armazenar melhor as frutas, verduras e legumes.

Em nossa equipe temos nutricionistas habilitados para ensinar a leitura de rótulos,  como escolher dentre diversas marcas a melhor opção.

Desvendar as letras minúsculas, que por vezes nem sabemos que existem nos rótulos alimentares. Porque todos sabem que seguir uma dieta pode demandar mais tempo e o nutricionista pode te ajudar a otimizar esse tempo com qualidade. Conheça nossa metodologia exclusiva de atendimento nutricional (Clique Aqui).

Responsável pelo texto: Nutricionista Tahuany Caetano